sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Águas de Sao Miguel

Águas de Sao Miguel

Na segunda-feira passada caiu um caldo de água por aqui. Encheram os rios, transbordaram os córregos, a pista foi invadida e várias casas foram inundadas. Eu vivi isso de perto desde pequeno, porque morei na parte baixa da cidade. Aliás vivi por lá a maior parte de meu tempo. E quando eu era pequeno, quando menino, as coisas eram piores, o aspecto era devastador, porque as dragagens dos pequenos rios só começaram na década de 80.

Como era de se esperar logo surgiram pessoas com soluções no bolso. Todas com palpites arriscados, sem medo de errar. Eu pensei....E se fizéssemos um duto aéreo...Não, não daria certo. E seria muito caro. E se construíssemos piscinões...Daria certo, talvez. Mas ocuparia muito espaço numa cidade que vai aproveitando todas as áreas antes inertes e selvagens.

A verdade é que as coisas já foram como eu disse, bem piores. Só que progressivamente desta vez deveria ser menos pior. Se a cada dia alguém joga uma lata velha no rio e entulha seu leito, e se a cada dia alguém desmerece as matas no entorno desses córregos, obriga os governos a contratar dragas para a limpeza deles, para o alargamento deles.

Minha pobre memória registra no período soldista a ultima dragagem do rio. Minha pobríssima memória registra uma pequena enchente no final do primeiro período soldista, em ano pré eleitoral e com adversários fotografando e filmando como solução final. Pelegos. Até hoje, pelegos de sua própria corte imaginária.

Mesmo com uma chuva de mais de 100 milimetros em poucas horas, não é demais perguntar porque não se tratou com acuro uma emenda que RIO AZUL ganhou para a dragagem do rio Curtume ? A emenda se foi e ficou o entulho dentro do rio. Sujeira, né ?

Festa da Padroeira

Se São Pedro cochilar, será uma grande festa. Tudo caminha bem nos ajustes finais para uma festa que terá traços de festa cultural, de lazer e de religiosidade pela data de 12 de outubro. Todo mundo gosta de 12 de outubro. Todos os cristãos, inclusive evangélicos, porque descansam num feriado e comemoram o dia de nossos mimosos.

Sem falar da beleza e do convite do parque, fico curioso para ver a Orquestra de Violas de Pitanga, o luau de espiritualidade e o café rural, que o Andrade tanto fala com orgulho.

Se alguém se dispõe a ler o que aqui escrevo, sinta-se convidado a vir para Rio Azul com sua família e amigos para essa comemoração, que certamente vai marcar nossas vidas.

Porque pasmem. Até padre teremos.

Quem sabe eu volto semana que vem.



Teobaldo Mesquita

teobaldomesquita@uol.com.br