sábado, 29 de março de 2008

Hoje eu vou blogar.

Hoje eu vou blogar.


Desde que comecei a escrever na internet, há uns 5 anos tenho prosperado como posso e desestressado prá caramba. ( esse `` prá caramba não é meu estilo )


É um bom exercício mental, e se aprende bastante também. Como sempre usei palavras de pesquisa que tenham à ver conosco daqui, só vim a reparar a companhia faz pouco tempo. Sugeri ao Solda ( o Solda é o Vicente Solda ) que usasse a mídia internet e criei o seu blog. Pronto. Os desconfiados de mim aproveitaram para me amaldiçoar em querelas pelos cantos. E eu que adoro provocação, vou na minha. Porque é assim. Quanto mais cochicham de mim, mais eu descarrego o desprezo.


Meu contemporâneo, ao que lembro, é o Dennys. E, sempre li o Dennys.


O que eu faço com o blog do Solda.... -Vicente, me desculpe, mas dessa vez eu é que vou dizer: você vai ter de me engolir, porque em plástica escrita, Solda fica melhor, tá meu amigo ? ....

Pois é, como dizia...o que faço no blog do Solda é a edição das postagens para que a expressão daquilo que ele pensa fique bem clara no seu espaço cibernético. Afora os antipáticos à mim, agora ganhei de presente os antipáticos ao Solda.


No meu blog pessoal procuro não falar de política local. Até porque minha opção seminal de linguagem e assuntos é mais cosmopolita, permeando as artes, as fotos, as tiradas e alguns vídeos e áudios de música. Quando criei meu primeiro blog, que esteve hospedado com o provedor Uol, cheguei a ter 5.000 visitas em pouco mais de 6 meses. Agora, no Google, é diferente. Preciso fazer mais propaganda.


A palavra blog...web ( rede mundial ) + log ( diário ) é voga, mania, e vai durar muito tempo, com certeza. São os diários de abobrinhas, choro de meninotas, afirmações masculinas, muita erudição sobre sexo, mas numa peneirada, encontra-se muita coisa boa e inteligente. A gigante Google hospeda milhões de blogs pelo mundo, por onde se divulga cultura e conhecimento. E muita diversão também.


Eu gostaria de ver mais gente daqui escrevendo na internet. Vaticinei, no entanto, de mim para mim, que não deveria me iludir. E ploft...Acertei na mosca. Exceção ao meu, ao do Dennys e ao do Vicente, não conheço outro blog publicado por aqui. É uma pena. É pena porque tanta gente que conheço e que tem computador poderia estar expondo suas idéias, ampliando seus horizontes, buscando informação, publicando fotos, trabalhos, crônicas, poesias, enfim. Por ser de acesso gratuito, no mínimo cada vereador e cada secretário municipal deveria ter o seu. Até para servir de exemplo. Até para informar. Até para motivar. Até para desestressar.


O que não deve servir de exemplo é o crime do anonimato para atacar pessoas. O anonimato é o melhor esconderijo dos covardes, dos trocistas, dos vulgares. Quebrar o sigilo destes piratas para que assumam o que dizem, deve ser obrigação da polícia. E é. Mas não é bem assim na prática.

O Google é uma empresa americana, e como a legislação do mundo virtual é tênue e frágil, não se consegue muito progresso na obtenção de informações. Os protocolos nessa área são prioritários aos casos de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e prostituição infantil.

Que gozo leve para os fantasminhas. Os pusilânimes ficarão aliviados ao me lerem.

Mas também não é bem assim. Aguarde lá.


À exemplo do que poderia ser um canal de comunicação para os vereadores e secretários municipais, deveria ser também para os professores. Se eu fosse legislador criaria uma lei que obrigasse o uso dessa ferramenta. Já imaginou os professores teclando em suas casas, dando aulas virtuais de reforço e lançando enquetes instantâneas ? Seria uma tele-aula. O Município bem pode subsidiar computadores para os alunos de uma sala de aula, uma turma laboratório, uma amostragem, um piloto. Que subsidie para os alunos e para os professores também. No ano seguinte que se vá atrás da iniciativa privada para financiar o projeto como um todo. Já pensou tirarmos as crianças de frente da Tv das 8 às 10 da noite ? Já pensou, que vitória. Não faltará quem diga que os professores não tem obrigação de trabalhar fora do expediente. Pois é bem para essa gente que falo. Os professores não passam tarefas aos alunos ? O fazem por acaso de madrugada ?

É apenas uma idéia que pode ser melhorada. Tenho certeza, muitos gostarão. Nem todos. Até imagino.


E voltando ao blog, todos os professores que possuem computador deveriam tê-lo. O blog, claro. Manifestação cultural, troca de conhecimentos, expansão de idéias e um excelente bom exemplo. Já incluiria na minha lei um monitoramento dos professores via internet. Com conteúdos, claro – não pelo msn.


Como me considero um pioneiro dos blogs por aqui, não me eximo de dizer que me é uma decepção o pequeno número de páginas na internet. É um drop, apenas. E no meu caso, ainda desconfiam de mim. O que será que pensam, fico a pensar. Sou endemonizado ou eu contrario às pessoas ? Nem todas me detestam, afinal. Já fiz meus testes de fidelidade intelectual e prospecção em sites de relacionamento, como o orkut, e parece, me faço inintendível. Me sinto um marciano. Me sinto fora do ninho. Vai ver que é porque sempre venho com idéias especulativas que nada têm a ver com novelas de tv e essas coisas. A camada desconfiada de mim não são de crianças e de adolescentes nem dos mais idosos. São daqueles da chamada fase ativa de trabalho, ativa de ideais – monetários, geralmente – e em busca de soluções de vida. Em geral, a frivolidade preenche a solução de vida de algumas dessas pessoas.

E dentre os desconfiados mais, alguns alardeiam dia e noite contra minhas propostas. Está aí o que me impede por vezes. Por isso falo sozinho, como um cão latindo para a lua.


Voltando à vaca fria, ou melhor, aos blogs anônimos, apócrifos, à poeira cibernética de Rio Azul, nada como dizer para quem me lê, que agora saiba, que nada se perde – dos tais blogs. O anonimato já os defenestra a si mesmos. Evidente que digo que eles estão no vaso sanitário e eles mesmos com a outra mão puxam a descarga. Chuáááááá..............


Pelo menos de minha parte quero vomitar o meu nojo dessa excrecência que eles escrevem.


Descrevo-os superficialmente, porém, para que se saiba da intenção do esconderijo baixo dessa gente reles. São reles, sim, porque tem medo de aparecer. E quem tem medo não tem propostas. E quem tem medo é porque deve.


Veja os títulos que eles escolhem. Fantasminha legal, Brava Gente, Vocês Vão Ter que me Engolir e Samurai do Reino. Vai ver é assim que eles se acham. Fantasma é do imaginário, brava gente alude ao esbravejo difamatório e odioso, engolir eu não engulo e samurai é um justiceiro de fantoche que eles imaginam. Quando eles se sentem justiçados, os fantasmas e tudo o mais, costumam espoucar fogos. Procure saber bem. Eles estão imergidos num profundo sonho de vários complexos.


Gostei mesmo foi quando viram em mim um contrário. Na verdade, estavam iludidos, achando que eu havia banido a consciência e o passado partidário que me é principio das coisas. Como nunca debati com essa gente, ao menos ao nível que desejo, posso dizer que enganaram-se profusamente ao deleitar meus bons dias dia-a-dia e ao fazer visitas de cotejo ao Prefeito. O cotejo, senhores, é o assanhamento do ser humano às investidas ao semelhante. Quer se busque algo ou não, é por onde as coisas começam. Foi assim que fiz, mais nada. Como já sabem do resultado – semelhante muito ao Município todo – calem-se e cuidem de suas vidas.


Todos estes blogs estão monitorados pela Polícia. Todas as postagens difamatórias e comentários irônicos estão salvos. Fiz três cópias de cada. Uma comigo. A segunda está custodiada nas mãos do bispo. A terceira não conto. Como cabe uma ação civil, não desistirei tão fácilmente. Também não revelo em que departamento, em que delegacia corre a investigação. O que adianto para a felicidade deles é que há dificuldades com o provedor. O que adianto mais é que encontramos uma possibilidade que ainda não se locupletou. Ainda.

Já dei pistas dessa possibilidade. Não falo mais.


Detesto falar dessas publicações anônimas, mas no meio onde vivo e permeio a existência, o assunto é recorrente. Temos poucos nomes, uma lista pequena. É o que facilita bastante, e não é difícil de acertar. Entre os nomes levantados à suspeição, alguns respeitados. Aí surge uma dúvida. Sendo um deles, teria usado intermináveis erros de concordância, pontuação e gramática para fugir da mesma suspeição ? Porque, sem falar da estética de muito mau gosto, os erros são grotescos. Duvido que a polícia ligue para isso, mas eu reparo muito.


A polícia ?....quem falou em polícia ?


Se optarem por apagar os blogs não esqueçam. Uma cópia está comigo, outra com o bispo.


Você já blogou hoje ?




Escrevi esta coluna, esta crônica, no dia 20/03. Hoje, 29 de Março de 2008 numa pesquisa rápida descobri que um dos blogs foi removido, foi apagado. É que dei a senha. O fantasminha morreu, suicidou-se. Coitado.

Vou refrescar sua memória. Todos suas publicações e comentários estão salvos comigo e com a polícia.






Teobaldo Mesquita

www.teobaldomesquita.blogspot.com

teobaldomesquita@uol.com.br

Um comentário:

Unknown disse...

me passe os endereços desses blogs dos politiqueiros, só por curiosidade.
tiagopissaia@gmail.com