sábado, 26 de abril de 2008

Varre, varre, varre vassourinha......










Varre vassourinha, varre...




Há pouco tempo, há uns 30 dias atrás o Solda instigou a coragem e o espírito de iniciativa de alguns com fotos de toceiras de mato criadas em passeios de ruas da cidade. Deu resultado. No dia seguinte à publicação no seu blog o mato estava deitado. Só deitado. Morto não.


Lembrei-me à ocasião, do mote `` varre vassourinha `` usado por Jânio Quadros quando de sua campanha à Presidência da República.

Jânio prometia um governo popular, democrático e de varrida à corrupção. De cenho austero, Jânio criou manhas e manias na Presidência, como os famosos bilhetinhos aos funcionários e Ministros. Terminou com um mandato de 6 meses após uma renúncia.


O verão moderado que tivemos, meio de chuva, meio de sol, foi o tempero ideal para as toceiras de capim. Vertiginosamente elas cresceram e tomaram conta de toda a cidade, e ainda é possível encontrá-las por aí. Definitivamente não é esse o nosso cartão-postal.


Outra cena sorumbática que já vai invadindo o frio deste outono são as ruas sujas. Nunca vi tanta sujeira. Ruas empoeiradas, amarronzadas, cor de terra. Tudo num aspecto deprimente e triste e que nos faz todos desanimados. Nossa cidade está feia.


Outra poeira invasiva, de cor indefinida, desprezível também, é a dos áulicos que invadiram como toceiras a Prefeitura. O Prefeito, dizem, resmunga pelos cantos que não os suporta . Mas tem de agüentar. Ele aceitou essa situação e tem de agüentar.

Como não manobrou nem mesmo a formação de uma equipe de governo, prerrogativa que ninguém lhe tira, o que dizer da pusilanimidade que impera nesse parecido final de feira...


Como as vassouras sumiram das ruas e das escadas do pequeno palácio, há de se imaginar o trabalho do prefeito de 2009.

Nas ruas terá de juntar às vassouras, pás raspadeiras para retirar o acúmulo de terra no vão da rua que chega aos passeios. Com a turma do holerite, com os sanguessugas, imagine...


Mesmo sabendo que o que falta é mobilização e mando, e que as ruas estão sujas não por falta de vassouras, sou terminantemente favorável à terceirização desse serviço. Aliás, iluminação, lixo, limpeza de ruas e passeios deveriam ser colocados em definitivo na mão do setor privado. Porque tudo que o setor privado faz o faz com competência, poderíamos estar nos preocupando com outras coisas que não as vassourinhas. Com florestas, por exemplo. Com educação de trânsito, por exemplo. Com nascentes de rios, por exemplo.


Ao contrário de Jânio que renunciou e aposentou sua vassourinha, nosso pessoal aposenta a vassoura, mas está firme na paçoca.


E a paçoca é doce.






Teobaldo Mesquita

www.teobaldomesquita.blogspot.com

teobaldomesquita@uol.com.br




Nenhum comentário: